Saiba como adequar a sua empresa
As ações de Vigilância Sanitária promovem e protegem a saúde da população e são capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no País. A ANVISA também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras. A fiscalização é feita também em bares, restaurantes, mercados, frutarias, açougues, peixarias, frigoríficos, indústrias, farmácias, drogarias, perfumarias, saneantes, produtos de higiene, produtos hospitalares, hospitais, clínicas médicas e odontológicas.
Algumas regras devem ser seguidas a fim de garantir a segurança e a higiene dos ambientes da sua empresa. Saiba mais:
Organização
Separe os alimentos dos produtos de limpeza, de preferência mantenha os materiais em um ambiente separado. O lixo deve permanecer em um local separado, preferencialmente fechado.
Limpeza
Além da limpeza do ambiente, que deve ser feita com frequência, é fundamental que as mãos dos funcionários estejam sempre limpas. A higiene das mãos previne várias doenças contagiosas. Muitas enfermidades podem ser evitadas com o simples gesto de lavar as mãos. Mas apenas lavar as mãos não adianta: é preciso secá-las de maneira eficaz e também higiênica.
A solução mais prática, econômica e higiênica é a utilização de um dispenser de papel toalha, chamado também de papeleira para banheiro comercial.
Ele tem várias utilidades e pode ser instalado em diversos lugares, dependendo da necessidade do cliente.
O dispenser mais utilizado em banheiros de áreas comuns é o dispenser de papel toalha inox. Prático e elegante, basta repor o papel absorvente quando ele terminar. Duas folhas são suficientes na maiorias das vezes para mãos levemente secas.
Lavar as mãos e secá-las corretamente é a forma mais eficaz de prevenir a transmissão de vírus e bactérias. O dispenser é insubstituível em consultórios de dentistas, em hospitais, ambulatórios e ambientes de saúde, seu uso é obrigatório por lei.
Torneiras
As torneiras que evitam o contato com as mãos são as mais indicadas nessas situações. Elas evitam a contaminação cruzada e ainda podem ser utilizadas por pessoas que possuem algum tipo de deficiência.
As torneiras com sensor são acionadas apenas com a proximidade das mãos. Possuem fechamento automático e evitam desperdícios. Torneiras clínicas hospitalares são acionadas pelo cotovelo, são resistentes e também promovem a economia e a higiene.
Controle de pragas
É importante que o ambiente conte com telas a fim de prevenir a entrada de insetos e que seja dedetizado com certa regularidade.
Seguindo essas normas, sua empresa fica longe das principais multas.
Precisa adequar a sua empresa com esses produtos? Entre em contato, podemos ajudá-lo!